A avaliação da Capacidade de Serviço é um dos mais importantes exames que integra o criterioso sistema de seleção dos reprodutores Angus.
Este teste, que verifica também outras características inaceitáveis em um reprodutor, registra a quantidade de serviços completos realizados num intervalo de tempo estabelecido.
Realizado por M.V. especializado, em função do desempenho registrado, cada touro recebe um conceito, expresso pelos seguintes parâmetros:
Todo o reprodutor cuja performance é classificada como de Baixa Capacidade de Serviço, deixa de integrar uma oferta.
A capacidade de serviço é uma característica altamente hereditária.
O resultado do teste serve também para estimar o potencial de cobertura do reprodutor, assim considerado:
Nesse mesmo propósito, e de forma conjunta, deve ser considerada a consistência dos testículos e a medida do perímetro escrotal (PE) do touro, contemplada à sua idade. Considerada como "fator determinante"na produção espermática, quanto maior essa medida, maior será essa capacidade. Um PE de 30 cm., em princípio, habilita o touro a cobrir até 40 ventres.
A utilização de touros testados por essa metodologia apropriada de avaliação, representa uma maior probabilidade de aumento na produtividade do rebanho, expressa pelo índice de prenhez, período menor de nascimentos e mais peso de bezerros ao desmame.
> Voltar | Página Inicial <
Copyright © CABANHA UMBU - Todos os direitos reservados. Ícones feitos por Freepik.
Andradas, 2062 - Bairro Santana - CEP 97502-360 - Telefax (55 55) 3411.2200 - e-mail: umbu@umbu.com.br - Uruguaiana/RS