Cabanha Umbu
Touros

 

Os criatórios da Cabanha UMBU estão basicamente voltados à produção de reprodutores bovinos, fêmeas e machos, das raças Aberdeen Angus e Brangus, ambas direcionadas para a variedade vermelha (Red). São completados com a criação de ovinos das raças Corriedale e Ideal e eventualmente seus cruzamentos com animais tipo carne.


   Raças - Red Angus

A nossa criação de bovinos contempla também um direcionamento para a produção de animais com pelagem vermelha, seja no Angus (Red Angus) como no Brangus.

Isto não nos afasta da produção de pretos, pelagem mais tradicional na raça. Continuamos produzindo-os, na sua maioria com a característica de portadores de gene vermelho¹ e sob uma pressão de seleção natural maior.

A expressão inglesa, Red Angus, já introduzida, como muitas outras à nossa linguagem, identifica a variedade de pelagem vermelha na raça Aberdeen Angus.

O direcionamento que damos nesse sentido, sem estar embasado em fundamentos técnicos provados, representa a opção que considera que a grande maioria das raças bovinas tem no vermelho a sua cor predominante.

O artigo, O Aberdeen Angus Vermelho, escrito por José Collares (Jornal dos Criadores, outubro de 1993, página 18), então titular do Herd-Book Collares, Associação Nacional dos Criadores - ANC -, traz algumas informações de caráter histórico para essa variedade, como a seguir transcritos:

= No ano de 1938, pela primeira vez no país, é anotado um terneiro vermelho no plantel preto da firma Fernando C. Riet & Irmãs, Estância Camoaty, em Uruguaiana. RS.

= Os livros genealógicos, em países diversos, sempre foram liberais quanto a cor, fazendo exceção aos Estados Unidos, onde criaram nova entidades para registrar os que não fossem pretos.

= No ano de 1948, na Exposição Royal (Royal Show), na tradicional Grã-Bretanha, um touro da variedade vermelha com o bonito nome de Red Eagle (Águia Vermelha), sagrou-se Reservado de Grande Campeão.

= Embora sem maior entusiasmo pela variedade vermelha, já no ano de 1966, o Sr. João Francisco Tellechea, proprietário da Cabanha Paineiras, de Uruguaiana, importa da Argentina, um pequeno número de ventres vermelhos que junto com o também pequeno número de vermelhos nascidos do plantel preto, deu início à seleção daquela variedade em seu estabelecimento. No ano de 1968, ele faz nova importação, trazendo destaque ao núcleo já existente na Paineiras e, desde algum tempo, dividido entre os herdeiros do Sr. João Francisco.

= Ultimamente, com um número já mais significativo de representantes em nossa exposição de Esteio, no ano de 1992 o Grande Campeão da raça foi um touro colorado.

O pioneirismo, a nível Brasil, da família Tellechea, no desenvolvimento da variedade vermelha da raça Aberdeen Angus (Red Angus), permitiu também que esse pioneirismo fosse estendido a raça Brangus (Red Brangus), da qual também foi pioneira na sua formação.

¹Segundo geneticistas, a variedade vermelha, com a sua característica de gene recessivo junto ao gene predominante preto, apresenta as seguintes possibilidades de ocorrência, frente as diversas alternativas de acasalamento:

P: gene preto dominante; PP: homozigoto preto; 

V: gene vermelho recessivo; VV: homozigoto vermelho; 

PV: heterozigoto preto, portador de gene vermelho;

   Tabela 4

Os produtos:

V V são 100% vermelhos;

V são 100% pretos, portadores de vermelho;

P P são 100% pretos;

Assim, pelas alternativas temos:

Primeira = a progênie será 100% vermelha pura, mesmo que algum progenitor tenha progenitor preto;

Segunda = a progênie será 50% vermelha pura e 50% preta, portador de gene vermelho;

Terceira = a progênie será 100% preta, portadora de gene vermelho;

Quarta = a progênie será 25% vermelha pura e 75% preta. Dentre os pretos, 2/3 (67%) serão portadores de gene vermelho e 1/3 (33%) serão 100% pretos, sendo impossível distinguir quais são estes.

Como pode-se observar, os reprodutores pretos, fêmeas ou machos, quando portadores de gene vermelho, representam mais alternativas, com muito alta probabilidade, de produzirem crias com pelagem vermelha, pelo que deveriam ser mais usadas por aqueles que visam, no futuro, criar somente Red Angus.

 

Copyright © CABANHA UMBU - Todos os direitos reservados. Ícones feitos por Freepik.
Andradas, 2062 - Bairro Santana - CEP 97502-360 - Telefax (55 55) 3411.2200 - e-mail: umbu@umbu.com.br - Uruguaiana/RS