Cabanha Umbu
Touros

   Sistema Umbu - PROMEBO®

A avaliação de cada geração à desmama, (março/abril e setembro/outubro) pelo PROMEBO® (Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne = Associação Nacional de Criadores) tem como principais objetivos estabelecer os índices esperados na evolução da progênie utilizada, expressos em quilos, comparados com o básico estabelecido para a raça.

Características como conformação, precocidade, musculatura e tamanho são apreciadas e pontuadas, juntamente com o peso do produto e sua idade. Nessa mesma oportunidade o retrospecto da vaca mãe é apreciado, tendo por base a sua idade, o número total de crias, a data desse parto, o sexo e o peso ao nascer desse filho, o seu peso atual e o peso da cria desmamada.
Numa resultante destes dados, ocorre a avaliação do desempenho do touro pai.

Segundo essa metodologia consagrada de modelos mistos, a DEP D, a desmama (205 dias), expressa a diferença esperada, em quilos, para essa progênie. Assim, exemplificando, uma DEP (205) igual a 5,0 indica que esse produto deve ter mais cinco quilos, nesse momento, sobre a média conhecida da raça.

Semelhantemente, outra avaliação do PROMEBO® ocorre aos 17/18 meses, aos 12 para os nascidos no outono, buscando avaliar as mesmas caracaterísticas, e o ganho de peso no período decorrido após o desmame. Como conseqüência, define-se a DEP P, pós desmama (410 dias).

As DEP's D+P determinam a DEP Final do reprodutor, fêmea ou macho.

A análise desses dados, para cada geração avaliada, respeitadas as mesmas condições de criação, forma os conjuntos com índices mais próximos, que, estatisticamente, se agrupam nas dez Decas.
Assim, e de forma sucessiva, os reprodutores DECA 1 estão entre os 10% superiores (10% dos touros com valor mais alto para a característica), DECA 2 entre os 20% superiores, etc...
Dentro do sistema de avaliação de reprodutores que empregamos, procurando qualificar as gerações oferecidas à comercialização, os integrantes do conjunto DECA 10 são excluídos da oferta.

Na raça Angus, os reprodutores Puros Controlados (PC) com Decas 1, 2, 3 e 4, aprovados em todas as suas demais características, por serem elites no PROMEBO®, podem receber a dupla tatuagem "Ca Ca", ganhando a condição de gerar, em rodeios controlados, produtos registráveis.

A utilização de touros selecionados por essa metodologia apropriada de avaliação, representa uma maior probabilidade de aumento na produtividade do rebanho, expressa pela produção de gerações mais uniformes, com mais peso de bezerros ao desmame.

 

Copyright © CABANHA UMBU - Todos os direitos reservados. Ícones feitos por Freepik.
Andradas, 2062 - Bairro Santana - CEP 97502-360 - Telefax (55 55) 3411.2200 - e-mail: umbu@umbu.com.br - Uruguaiana/RS