Cabanha Umbu

 

Histórico

 

UMBU, como estância, é uma das mais antigas e tradicionais na região de Uruguaiana, RS. Um verdadeiro "ícone" da pecuária gaúcha. João Francisco Tellechea

Pela família vem sendo trabalhada desde 13 de novembro de 1937, quando foram arrendados 1.916 ha. da Suc. de Sady de Freitas Ortiz pela firma Irmãos Bastos Ltda. da qual participavam João Francisco Tellechea e seus cunhados Antônio Martins Bastos, Telmo Martins Bastos, Angelo Martins Bastos Filho, Francisco Martins Bastos, Luiz Martins Bastos e Vinício Marsiaj.

Em 1961, com a dissolução dessa empresa que fora fundada em 26 de fevereiro de 1930, João Francisco Tellechea assumiu a sua exploração, e ao longo dos quinze anos seguintes foi comprando, em nome de seus filhos, as áreas que fora arrendando, chegando a reunir aí mais de 5.000 ha.

Até 84 essa propriedade, juntamente com outras, foi explorada por esse titular e pela organização que lhe fez suceder, o Condomínio J. F. Tellechea.

Em 64, seus filhos Roberto e Flávio, este então administrador da atividade pecuária, estabeleceram aí, denominando como Cabanha UMBU, o seu criatório de cavalos Crioulos que ganhou o afixo BT. Com o correr do tempo, pelo elevado desempenho apresentado em pistas e em provas, tornou-se um dos mais renomados a nível brasileiro, posição mantida com ambos já falecidos.

A partir de 1985, com a dissolução das atividades em áreas próprias pelo Condomínio J.F. Tellechea, a maior parte da Estância UMBU passou a seu atual titular.

Nesse período desde então decorrido, esse estabelecimento, como os outros que integram o conjunto Cabanha UMBU recebeu em sua infra-estrutura significativas melhorias voltadas a uma melhor fixação de sua mão-de-obra e à perseguição das metas de qualificação de suas produções, com ganhos de produtividade.

Para tanto ainda ocorrem, muitas subdivisões de pastos, integração lavoura-pecuária, formações de aguadas, bosques e pastagens cultivadas, produção de sementes, incorporação de novas linhagens de reprodutores, além da introdução sistemática e permanentemente, via consultorias, de tecnologias reconhecidamente contributivas.

Por tudo isso, pode ser dito que a Cabanha UMBU detém um sistema de produção muito planejado e bem estabelecido, capaz de assegurar qualificação à cada geração e muito embasamento às escolhas do distinguido grupo de clientes que, com atividades em diversos pontos, muito longínquos até, no território brasileiro, distinguem-no com suas preferência.

 

 

Copyright © CABANHA UMBU - Todos os direitos reservados. Última atualização: Agosto/2015.
Rua dos Andradas, 2062 - Bairro Santana - CEP 97502-360 - Telefax (55 55) 3411.2200 - e-mail: umbu@umbu.com.br - Uruguaiana/RS