Cabanha Umbu
Touros

   Sistema Umbu - Teste da Libido

A avaliação da capacidade de cobertura é um dos mais importantes exames que integra o criterioso sistema de seleção dos reprodutores da raça sintética Brangus.

Este teste, que verifica também outras características inaceitáveis em um reprodutor, acompanha, num intervalo de tempo estabelecido, a manifestação qualitativa do interesse sexual do touro, segundo o grau da libido observado (CHENOWETH, 1981). Trabalhos realizados no Rio Grande do Sul, ADORNES & RIBEIRO, (UFPEL 1992), demonstram uma relação positiva de seus resultados com os de um teste de Capacidade de Serviço.

Considerado, pelas particularidades do comportamento desses animais sintéticos, como mais adequado e objetivo, o Teste da Libido está expresso numa escala de escores entre zero e dez.

Realizado por M.V. especializado, em função do desempenho registrado, cada touro recebe um escore, fruto do comportamento observado:

Todo o reprodutor cujo resultado é inferior a 3, deixa de integrar uma oferta. A manifestação da libido é uma característica altamente hereditária.

A consistência dos testículos e a medida do perímetro escrotal (P.E.) do touro, contemplada a sua idade, são considerados como "fator determinante" na produção espermática. Quanto maior essa medida, maior será essa capacidade. Um P.E. de 30 cm., em princípio, habilita o touro a cobrir até 40 ventres.

A utilização de touros testados por essa metodologia apropriada de avaliação, representa uma maior probabilidade de aumento na produtividade do rebanho, expressa pelo índice de prenhez, período menor de nascimentos e mais peso de bezerros ao desmame.

 

Copyright © CABANHA UMBU - Todos os direitos reservados. Ícones feitos por Freepik.
Andradas, 2062 - Bairro Santana - CEP 97502-360 - Telefax (55 55) 3411.2200 - e-mail: umbu@umbu.com.br - Uruguaiana/RS